quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BLOGS, MAIS UMA ÓTIMA FERRAMENTA

          Inicio meu comentário sobre o Blog, retornando um pouco no tempo nas minhas primeiras experiências na área da educação. Começei a atuar na educação em 1997, em 1999 prestei meu primeiro concurso para atuar como Professor, na ocasião tratava-se do Magistério Público do Município de São Paulo. Posteriormente vim a me efetivar na rede municipal de ensino em 2003, através da aprovação neste concurso.
          Recordo-me muito bem que a questão dissertativa deste concurso era sobre esse tema. Basicamente a questão era: "Você professor é favorável ou não ao uso do computador como ferramenta de aprendizado? Justifique."
           Naquele período posicionei-me favorável, ponderei sobre o planejamento destes tipos de uso, pois não tinha clareza sobre o quanto as novas tecnologias deveriam interferir e interagir no processo de aprendizado. E acho até hoje que deveriam surgir mais estudos e pesquisas que clareiem esta questão. Mas também considero que a distância (12 anos atrás) era um tanto escassa em vários sentidos (como maquinário disponível, profissionais capacitados p/dar cursos, implementação de núcleos/NTEs, gestores envolvidos com o assunto, etc.) e nos dias atuais estamos em outra fase, outros horizontes.
          E é justamente, nesse novo horizonte que tive oportunidade de saber, conhecer e atuar em um Blog. E vejo que o Blog é uma grande resposta às dúvidas que mantive por alguns anos. Hoje considero-me um adepto do Blog. Mas sei também sou de uma geração que a interatividade vai se dando aos poucos. Antes tarde do que nunca. Tenho consciência que devo me permitir certa dose de paciência e isto peço aos colegas também. Mas alimento uma grande boa vontade, sabendo que eu tenho a ganhar, os estudantes também e principalmente a Educação.