LITERATURA E INFORMÁTICA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA NA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES
Primeiramente gostaria de recolocar o debate de que os computadores poderiam substituir os livros impressos em papel. Não há, felizmente, nenhum indício de que ambas as ferramentas enfrentem um quadro de exclusão ou anulação; ou seja, de que a "novidade" dos computadores estejam ocupando o espaço já conquistado pelo bom e velho livro impresso. Aliás, nem sequer são corriqueiras as situações conflitantes no dia-a-dia. Sem querer promover grandes polêmicas, mas sim estimulando a reflexão há que se ter atitudes colaborativas. Assim refletir obras, livros e seus autores porque não ampliar os referenciais através da internet? Trata-se de uma ferramenta que permite respostas mais rápidas, com inclusão de gravuras, fotos e abre a possibilidade de links, ampliando mais ainda a pesquisa e consulta, ou ainda conferindo os comentários de estudiosos e de outros leitores. A nossa tarefa diária no Setor Pedagógico do Ceja/Brusque é viabilizar e multiplicar esta ação, tornando-a interessante e atrativa aos estudantes, instigando-o a uma curiosidade e atitude investigativa cada vez mais crescente, e o resultado dessa ação está aqui nestas fotos.
Depois da leitura do livro, qual era
o contexto histórico da época, que acon-
tecimentos influenciram e sofreram influências
Depois da leitura do livro, qual era
o contexto histórico da época, que acon-
tecimentos influenciram e sofreram influências
Como era a vida do autor do livro? Que experiências
foram determinantes na obra? Que fatos da
família e das amizades contam?
Que outros livros (obras) escreveu
este autor? Que o obra abordou a mesma
temática, ou que outras temáticas foram exploradas?
E os estudiosos de literatura o que comentam sobre a
obra? E os outros leitores que opinião têm
sobre a obra? E você se lesse também?
Vejam que um novo mundo se descortina com o acesso à internet. O diálogo entre essas linguagens (a impressa e a virtual) pode e deve ser harmoniosa e complementar. É uma questão de enxergar mais, ir mais além do que a própria obra. Mas sempre lembrando que o livro guarda histórias, pessoas e fatos, e se não lemos tudo isso não aparece para nós. Quem não lê, só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo. E perde a capacidade de realizar belas e fecundas pesquisas. Muitas vezes, no meio de uma conversa, ouvimos falar de uma pessoa ou de uma história que o amigo conhece de leitura. Quem não leu ficou de fora. Quem leu descobriu uma nova e utilíssima oportunidade de explorar a internet. Não esqueçamos que o maior investidor da indústria da informática e criador da Microsoft, declarou em uma palestra: "Meus filhos terão computadores, mas antes eles terão muitos livros", quer incentivo maior?
Enfim a intersecção entre literatura e internet pode e deve ser riquíssima, pois que o leitor procura também puro entretenimento e diversão na leitura, o que pode se completar com o universo que circula no entorno de determinado livro e autor.
Ler é emoção: você pode rir, chorar, amar, odiar, desejar, desprezar, e... muito mais. Com a internet você pode reviver significativamente tudo isto.
Legal Nilton, ótimo incentivo à leitura para nossos alunos, Parabéns!!!
ResponderExcluirÓtimo trabalho!!!A prática da leitura é mais de meio caminho andado em qualquer disciplina! Que bom saber que podemos contar com vocês e que juntos somos mais!!!
ResponderExcluir